Quando as pragas aparecem

Cuidar do jardim, é quase uma terapia, uma meditação. Exige tempo, observação, paciência e doação. Contudo, mesmo com sua dedicação, as pragas podem aparecer. É muito comum encontrar estes bichinhos nos jardins de casa ou apartamento. Excesso de umidade, falta de água, plantas mal nutridas,falta de luminosidade e arejamento, são cenários bem favoráveis.
Semana passada, duas “meninas” aqui de casa estavam repletas de cochonilhas. As cochonilhas são bem comuns e uma das pragas mais perigosas por se alastrarem muito rapidamente.

A orquídea e a carnívora (ou insetívora) foram para a área de quarentena. Essa área é bem longe das demais plantas e passaram por um “veneno natural” que fiz em casa. Como temos por aqui crianças e gatos, optamos sempre pelo produto natural. E acreditem, funcionou!!
Então, o post de hoje é para dividir com vocês o nosso veneno natural. Caso você precise, faço votos que funcione, assim como funcione para as meninas daqui e caso tenham dúvidas, não deixem de escrever pra Sinhá.

RECEITA

  • 2 cabeças de alho
  • 2 pimentas vermelhas fortes
  • 1 pedaço de sabão de coco em pedra (tamanho de um dedo)

– Bata no liquidificador as 2 cabeças de alho (sem a casca) com a pimenta em 1 litro de água e reserve
– Em 2 litros de água quente (não precisa ser fervendo), rale o sabão de coco em pedra
– Peneire tudo em um recipiente
– O ideal é borrifar essa solução nas folhas (frente e verso) a noite para que o sol não as queime.
– As coconilhas irão cair ou secar, o ideal é que estas folhas sejam lavadas e as pragas retiradas das folhas

ATENÇÃO: Cuidado para que a solução não seja borrifada contra o vento e volte para você. Não se esqueça de esperar a água esfriar para borrifar nas plantas.
Caso as pragas não saiam, o ideal é dizer tchau tchau para a plantinha e não esqueça de conferir as demais plantas do jardim. Uma boa proteção é a água com o sabão de coco.

Veneno natural

Veneno natural

Exemplos de cochonilhas

Cochonilhas 2 Cochonilhas

Compartilhe:

Comentários no Facebook