Propriedades do Dente de Leão

A Mãe Natureza sempre tem presentes de valor. Muitas pessoas desconhecem as propriedades de muitas plantas que podem contribuir com a nossa saúde. Um exemplo é a planta Dente de Leão. A ela foi atribuída poderes mágicos que inspirou muitas lendas. O formato chama atenção das crianças e não há quem resista em assoprar seu fruto.

O nome científico é taraxacum sendo a sua espécie mais disseminada a Taraxacum officinale. Além do nome comum dente-de-leão, no nordeste é conhecida por “esperança”. Pesquisamos esses dados na página do Green e encontramos que na Itália vem a ser popularmente chamada por soffione (grande sopro) pelo fato de ter, depois de sua inflorescência, suas sementes recolhidas naquela bola que se parece com um pompom, pronta para voar e dispersar-se ao primeiro sopro de vento.

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, deve ter assoprado um fruto do dente-de-leão, talvez na esperança de ter o que se deseja. E se você ainda não assoprou viva esse momento com alegria 🙂

Esta planta floresce a cada primavera produzindo algumas belíssimas flores amarelas, muito apreciadas por abelhas que sugam o néctar do qual se faz o mel de dente-de-leão.

Diz-se que esta planta simboliza a força, a esperança e a confiança. Teseu teria se alimentado por 30 dias seguidos apenas de dente-de-leão, a fim de tornar-se forte o suficiente para enfrentar e derrotar o Minotauro.

Acreditava-se no passado que o dente-de-leão tivesse o poder de curar a icterícia. De acordo com a Doutrina das Assinaturas – uma teoria que relaciona o formato da planta com uma estrutura semelhante a um órgão do corpo à uma ação benéfica sobre este – as sua flores amarelas eram elegíveis para curar distúrbios do fígado assim como a icterícia. Hoje sabemos que o dente-de-leão é realmente útil no tratamento do fígado, embora a razão não esteja na cor de suas flores.

No passado usava-se o dente-de-leão no buquê da noiva para levar sorte e riqueza ao casamento. Portanto, um outro significado daí advém, o da boa sorte e prosperidade.

Ao dente-de-leão foram atribuídos poderes mágicos. Acreditava-se que a planta fosse capaz de aumentar as habilidades psíquicas das pessoas. Também acreditava-se que esfregando-a sobre a pele se atraísse o bem-querer de todos. Até as bruxas usavam este método para serem aceitas pelas pessoas.

O dente-de-leão também foi considerado uma ponte de conexão entre a vida e a morte através dos espíritos.

Na galeria das imagens da planta Dente de Leão:

Por sua beleza e por seu simbolismo fascinante, o dente-de-leão é um dos desenhos mais populares e usados em tatuagens. Muitas vezes, retratado de uma maneira particular: as sementes que se desprendem e se transformam em aves, especialmente para indicar a liberdade, a possibilidade de um novo início, a vontade de recomeçar.

No link da Ecycle você pode conhecer mais informações da planta como alimento comestível.

Assistam a seguir o vídeo do Canal Autor da Própria Saúde onde ele nos conta como são ricas as propriedades da planta Dente de Leão.

Compartilhe:

Comentários no Facebook