Guirlandas Natalinas

Neste ano, as guirlandas natalinas reinaram no atelier da Sinhá Flor.

Cada uma feita de um jeito único e especial. Todas naturais, levando elementos encontrados na natureza, em grande parte elementos secos ou que poderiam secar com o passar dos dias.

O processo de secagem acontece durante o ano todo. Sempre faço testes por aqui. As flores e folhagens passam por algumas estações e às vezes dias, para que possam fazer parte de uma nova guirlanda, tornando-a a ainda mais especial.

Mas você sabe o significado de uma guirlanda?

Aqui na Sinhá, as guirlandas são círculos de galhos secos, entrelaçados de folhagens, flores, capins, usadas para decorar as portas das casas no período do Natal.

Podem aparecer com diversos adornos, como fitas, frutas (algumas levaram laranjas), ciprestes, ramos de pinheiro, pinhas e canela, todos os símbolos e enfeites que representam a festa do nascimento de Jesus.

A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família tivessem saúde.

Na Europa ainda é muito utilizada, em várias ocasiões, inclusive na chegada de um novo bebê.

As guirlandas também são conhecidas como coroas do advento, usadas no tempo do advento, período de quatro semanas que antecede o natal. A cada domingo desse período, até a chegada do natal, deve-se acender uma vela (estas fixas a guirlanda), sendo que a cada uma é dado um diferente significado.

Alguns elementos tornam a coroa como um símbolo cheio de significados. Seu formato em círculo, pode significar o ciclo da vida, sem começo e sem fim (para aqueles que acreditam que não existem um fim). Outra explicação é que o universo tem a forma circular e nele encontramos o ciclo do tempo, do ano.

A Sinhá ficou muito agradecida por levar um símbolo cheio de significado em muitos lares.

Que sua guirlanda traga muita felicidade e que estes dias que antecedem o Natal sejam cheios de amor e reflexão.

E se você ainda não fez sua guirlanda, tente você mesmo criar a sua!

Uma idéia bem simples é usar o alecrim, você pode aproveitar sua haste longa e amarrar suas pontas até formar um círculo, colocar uma fita bonita e decorar sua casa.

Bom Natal!

Compartilhe:

Comentários no Facebook