Folhas Secas

Sinhá,

Você percebeu que ultimamente estou apaixonada pelo processo de secagem das folhas, não é?

Hoje em dia, a maioria das folhagens que sobram de um arranjo eu seco e reaproveito. Não fico mais dias com a folhagem na água (convenhamos que assim garantimos ficar longe desse tal de “zika virus”) e também não param no latão de lixo.

Confesso que sempre achei lindo aqueles “quartinhos” que ficavam ao fundo da casa com várias ervas de ponta cabeça. Quando criança, pensei que fosse apenas a decoração do lugar. Para deixar um cheirinho bom no ar. Hoje, nosso varal está bem decorado e tenho várias folhagens penduradas.

Na decoração de Natal que já te contei aqui eu usei muito desse processo e é bem simples:

  • Organize as folhas para que elas fiquem todas para cima e organizadas na medida do possível (não precisa ser perfeccionista aqui, esse processo garante que elas não sequem com aspecto de caída)
  • Amarre seu maço de erva ou folhagem com uma cordinha
  • Pendure em um varal, prego na parede ou no teto
  • Algumas pessoas, colocam um papel craft em volta para ajudar na agilidade do processo (eu mesma não faço isso)

Abaixo uma foto para ilustrar melhor o processo:

Processo de secagem das ervas

Lembrando que, o ideal é não deixar a folhagem em lugar que pegue sereno ou corra o risco de molhar.

Em geral, as ervas, folhagens como eucalipto, lavanda, fantasia, entre outras, gostam desse processo. Recomendo testar.

Uso muito as folhagens secas em arranjos (veja foto abaixo). Quanto as ervas, conseguimos secar e usar para defumação ou na culinária , como por exemplo, colocar o alecrim no sal.

Arranjo de Natal

E abaixo Sinhá, uma foto, que encontrei na internet, qual retrata a imagem que tenho do processo de secagem das folhas. De certo, trago esta imagem de um de nossos passeios que fizemos por aí, talvez em Minas. Falando com você, sinto o cheiro novamente e lembro-me do seu sorriso acolhedor. Logo, sorrio também.

Casa com flores secas

[As imagens do processo de secagem e da casa com as ervas, são referência pinterest. O arranjo, de minha autoria para decoração de Natal].

Compartilhe:

Comentários no Facebook