Amigo alecrim no seu mundo

A Sinhá ama um arbusto que tem uma estética linda: o alecrim. Ele pode ser usado também como uma planta ornamental. Fizemos esta semana um arranjo para Casa de Newton Lima que na composição com a peça de design ficou muito elegante e cheio de personalidade.

A imagem dos porta guardanapos feitos pela Claudia Pixu, lindos!

O alecrim pode atingir 1,5 m de altura ou mais, dependendo da área do cultivo. Suas folhas finas e seus ramos são usados como tempero, para fins medicinais e para obtenção de um óleo essencial usado na fabricação de produtos de higiene e beleza. O Alecrim é refrescante, antisséptico e antibacteriano é também diurético e purificador de uso geral, possui propriedades antidepressivas e antifúngicas. Também é cultivado como planta ornamental, porque ele é bem especial.

O alecrim prefere clima subtropical, mas pode ser cultivado em várias condições de clima e temperatura. Pode ser cultivado em vasos até na sacada de apartamentos. A planta pode ou não suportar invernos frios, dependendo da cultivar e do desenvolvimento da planta (plantas maiores são geralmente mais resistentes do que plantas pequenas e jovens).

O solo deve ser bem drenado e leve. O alecrim tem mais aroma e sabor quando cultivado em solos pobres em nutrientes, e que não retêm muito a água.

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido enquanto as plantas são jovens. Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, a irrigação pode ser esparsa, permitindo que o solo seque superficialmente entre as irrigações. O alecrim é resistente a curtos períodos de seca.

Na culinária o alecrim cai muito bem em pratos com carnes de porco e peixes. No chá graças às suas propriedades, o alecrim era considerado sagrado pelos gregos, romanos, egípcios e hebreus, que utilizavam a planta para afecções de pele, problemas de memória, infecções, má digestão e até mesmo para estimular a circulação.

 

Quando utilizado na forma de chá, o alecrim serve também para fortalecer o sistema imunológico, melhorar as funções do fígado e dos rins.

Tire uma foto do seu alecrim e envie pra Sinhá!

A Sinhá atende projetos especiais para sua casa, para empresas e editorias. Consulte nosso canal Projetos Botânicos.

Compartilhe:

Comentários no Facebook