A violeta de Melina

Acredito que você ou sua vó já tenham ganho uma violeta. Embora muito popular, muitas pessoas tem dúvidas no cuidado dessa plantinha tão colorida e charmosa.

Este post é dedicado à Melina, ou melhor, à violeta de Melina, que nos clama por ajuda.

Decorção com violetas

A violeta é uma planta originária da África, que chega a medir de 15 a 20 cm de altura.
Coincidência ou não com o famoso livro espirita, um dos melhores lugares para abrigar sua violeta é na janela, de preferência na janela de seu banheiro, conhecido também como o “vitrô”. Isso porque a violeta adora a luz indireta (nunca sol direto) e o vidro da janela ajuda a proteger contra os raios do sol.

Por que o banheiro? Porque é um lugar húmido e elas adoram (desde que exista ventilação). As violetas não gostam de excesso de água, quanto menos água nas suas folhagens. A rega precisa ser feita diretamente na terra / substrato.

A melhor forma de saber se sua violeta precisa de água é sentir se a terra está húmida ou não.
A planta apresenta alguns sinais:

  • Se as folhas estiverem moles é sinal que você está exagerando na rega. Melhor esperar o substrato/terra secar para a próxima rega.
  • Se as folhas estiverem enroladas ou secas é sinal de pouca rega. Regue, espere uns 15 minutos para que ela absorva a água e tire qualquer excesso que apresente em pratinhos e etc (olho na dengue!)
  • Se sua violeta nunca floresce, importante adubar. Você pode adubar sua violeta 3x ao ano. Muitos recomendam maior frequência, mas ela aguentará bem com essa frequência. O adubo recomendado é NPK (nitrogênio, fósforo e potássio)
  • Se sua violeta estiver pálida, vitamina D nela! Digo, luz!

Aqui, sempre damos preferência aos vasos de barro que absorvem a água e evitamos assim água parada, dengue, zika e afins. As plantinhas também respondem muito melhor nestes vasos.

Para fazer muda de violeta, basta retirar uma folha grande e saudável e acomoda-la em um vasinho só com substrato.

Mudas de violetaDesejamos que a violeta de Melina se recupere em breve e nos envie um selfie da nova fase de sua vida! =)

Se você precisa de um help, assim como a Melina, nos escreva!
A Sinhá te ajuda!

Compartilhe:

Comentários no Facebook